segunda-feira, 12 de maio de 2014

Entrevista do Programa UNIVESP TV: Educação brasileira com José Pacheco um dos idealizadores da Escola da Ponte em Portugal

O Programa UNIVESP TV: Educação brasileira entrevistou José Pacheco um dos idealizadores da Escola da Ponte em Portugal que explica o andamento das comunidades de aprendizagem do país. Residente no país há oito anos, o educador participa de vários projetos em parceria com secretarias municipais e estaduais. Segundo ele, há pelo menos cem escolas brasileiras que trabalham sob a influência dos preceitos desenvolvidos na Ponte: alunos escolhem o que e com quem estudar, debruçam-se sobre projetos, convivem integralmente com estudantes de idades diferentes e a sala de aula deixa de existir como ambiente de ensino padronizado. O educador ainda fala que atualmente a educação conta com alunos do século XXI que tem acesso a novas tecnologias, mas temos professores do século XX que pensam que a aula ensina, que mantém carteiras enfileiradas e escola com estrutura do século XIX, que pensam que é possível ensinar a todos como se fossem um só, que valorizam provas, testes, e ficam preocupados com resultados de avaliações externas.
No mesmo programa, Denis Plapler, criador do Portal do Educador e um dos responsáveis pela Rede Nacional de Educação Democrática, fala das discussões do grupo sobre um novo jeito de pensar a escola. Ele faz parte da coordenação do Colégio Viver, em Cotia.
O programa Educação Brasileira contêm entrevistas onde especialistas falam sobre questões ligadas ao atual panorama da educação no Brasil.


Veja a excelente e enriquecedora entrevista completa do professor José Pacheco e Denis Plapler:

http://www.youtube.com/watch?v=rqZp6mYrbO4&list=PL6CFC7D6A0E7535C6&feature=share&index=5


Educadores, gestores, diretores, coordenadores de escolas ou interessados em educação vale a pena assistir.


Por Tamiris Mesquita, professora com especialização em alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário