Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente com o acompanhamento dos pais, é beneficiada pois, aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. Além disso, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.
Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias.Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. É a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
O que estamos esperando? Vamos ler livros para nossos filhos(as).
Frase para reflexão:
“O mundo que vamos deixar para nossos filhos, depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo.”
Mário Sérgio Cortella, filósofo brasileiro.
Referências bibliográficas
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml
http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário