quarta-feira, 7 de maio de 2014

Conhecendo nossa pegada ecológica

     É importante compreender como vivemos e interagimos no mundo e reconhecermo-nos como parte dele, como agentes que imprimem uma marca determinada por nossa forma de agir e pensar. Tal marca varia de acordo com nossos hábitos e rotinas, desde o local onde moramos e nossas opções de mobilidade até as mobilizações que somos capazes de empreender no nosso entorno.  
      Assim, há uma estreita relação entre o que e como consumimos, como nos alimentamos, e a quantidade de energia que demandamos, essas marcas constituem nossa Pegada Ecológica, termo em português para Ecological Footprint. A metodologia de cálculo da Pegada Ecológica foi criada na década de 1990 por dois norte-americanos,William Rees e Mathis Wackernagel, com o objetivo de avaliar a quantidade de recursos naturais utilizados para sustentar diferentes modos de vida e padrões de produção e consumo no planeta. Às diferentes demandas de diferentes pessoas, povos e grupos sociais correspondem diferentes pegadas. Nesse sentido, quanto maior o impacto produzido pela sociedade analisada, maior será a área atingida pela pegada ecológica.        
    Para se ter uma ideia, a média mundial equivale a uma pegada ecológica de 18 km² de degradação ambiental por pessoa – no extremo inferior temos a Índia, com apenas 0,4 km² por habitante, e no extremo superior os EUA, com a maior pegada do planeta, medindo 51 km² por habitante. O cálculo da pegada ecológica considera alguns pontos importantes como alimentação, bens de consumo, energia, moradia e transporte.
    Após conhecermos sobre a pegada ecológica o curso de Escolas Sustentáveis e COM VIDA da UFLA nos propôs como atividade calcular a nossa pegada ecológica e posteriormente comentar sobre o resultado de nossas pegadas, como podemos melhorá-las, enfim, refletir sobre as diferenças e semelhanças encontradas entre os resultado das pegadas e o porquê desses resultados. Para isso cada aluno escolheu uma cor e coletivamente escrevemos um texto sobre o assunto.  

Adrienne=Marrom Kátia=Vermelho Tamiris=Azul Andreísa=Preto  Natalie=Verde Valéria=Rosa  Gabriela=roxo   Jose Raimundo= verde escuro Izabela= preto sublinhado Elizabeth=azul  Núbia-ouro

Após os cálculos e apesar de algumas divergências nos testes feitos por mim, observei claramente as mudanças que preciso fazer, principalmente no que diz respeito ao transporte. Moro cerca de 700 metros do meu trabalho e faço esse trajeto todos os dias de carro, sempre pensei em mudar de hábito em razão de melhorar a qualidade de vida, fazendo caminhada, já que tenho uma vida sedentária. Agora vejo que além de estar muito acomodada, engordo os índices de emissão de carbono na natureza.
Analisando minha pegada ecológica  percebi que posso minimizar minha pegada ainda mais utilizando no mínimo semanalmente o transporte público, bem como exercer o hábito de caminhar e diminuindo o consume de carne.
A leitura dos materiais indicados (didático e links), bem como o cálculo da pegada, permitiu uma visão dos sujeitos enquanto consumidores, partindo da ótica da pegada ecológica. Pois, foi possível uma reflexão sobre os hábitos e costumes que fomos adquirindo e reproduzindo enquanto sujeitos histórico-culturais, e perceber como viemos ao longo de um período de transformações e de inovações tecnológicas interferindo cada vez mais no ciclo natural do meio ambiente, bem como desmatando e poluindo o planeta.
Essa reflexão de imediato provoca estranhamento, visto que de modo geral, com algumas exceções, não percebemos o quanto consumimos nem a quantidade de recursos naturais que são necessários para manter o estilo de vida de cada indivíduo. Isso se deve em grande parte ao investimento histórico da indústria capitalista que não mede esforços para inovar e vender produtos. E também a cultura do consumo que a mesma impõe à sociedade através dos aparatos culturais. Entre eles destaca-se a mídia que utiliza da imagem, seja impressa ou fílmica para contagiar e ‘conquistar’ o/a consumidor/a.
Segundo informações do WWF a Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida, o que inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, aquilo que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos e assim por diante. Portanto, a pegada ecológica calcula os rastros que deixamos na natureza, ela é um indicador do quanto de natureza nos usamos (consumimos) durante nossa vida. Percebi ao calcular a minha pegada com resultado de 1,3 planetas por ano que preciso melhorar no item alimentação, comendo menos carne, melhorando meu hábito alimentar. As pessoas precisam conhecer suas pegadas, pois, os recursos são finitos e devemos aprender a usá-los, consumindo de forma consciente. Precisamos mudar nossos hábitos com relação ao uso da água, energia elétrica, transporte, lixo, alimentação, pois, tudo isso demanda muitos recursos e geram grandes impactos na natureza. Precisamos mudar nossa forma de "caminhar" e usar os recursos do planeta.
 Calculando a minha pegada ecológica, eu pude perceber que acabo consumindo muitas vaquinhas, que consomem hectares bem maiores que o necessário. Acabo assim eu, ocupando o espaço de outro, já que a minha pegada deu 2.4 e o meu maior excesso foi na área de alimentos, seguido dos bens consumidos que foi com grande diferença! Acho que mudanças são muito difíceis, porém necessárias! Entendi que mesmo consumindo menos nas outras áreas, posso reduzir um pouco em alguns outros itens também, como por exemplo: diminuir no uso do automóvel, procurar separar lixo para reciclagem, evitar desperdícios...e outros!!! Entendo que se eu continuar deixando essas marcas no planeta, e todos resolverem seguir o mesmo exemplo, teríamos que ter um planeta extra pra conseguirmos tantos recursos!
Em relação a minha pegada ecológica, confesso que saber que seria necessário a regeneração de 1.3 planetas por ano para sustentar meu estilo de vida me assustou. Vejo que mesmo fazendo o possível para economizar e não poluir e não é o bastante e o tenho noção do quanto isso é ínfimo diante de outras atividades que eu exerço que causam um enorme impacto. Agora tenho noção de que tenho que melhorar minha alimentação, porque carne, leite, ovos e derivados, fazem com que minha pegada pessoal seja elevada e me fez refletir se isso é realmente necessidade ou com consumismo. A modernidade tem grande influência sobre nosso modo de viver, porque tudo mudou desde o modo de se vestir como alimentação. Hoje em dia existe uma apelação maior para produtos com proteína de origem animal e nos fazem esquecer alternativas menos impactantes, como alimentos com proteínas de origem vegetal. Os meios de transporte individual se tornaram mais acessíveis, fazendo com que as pessoas desinteressassem em transporte coletivo. O acúmulo de atividades diárias em busca de uma melhor qualidade de vida financeira, fez com que as pessoas deixassem de andar a pé por falta de tempo ou até mesmo cansaço sofrido pela intensa vida cotidiana. Para diminuir meu impacto no mundo, pretendo deixar de comer carne pelo menos em uma refeição diária e, quando possível, fazer algumas atividades a pé, como por exemplo, ir a academia, ao mercado e alguma vez na semana ir ao trabalho a pé, diminuindo assim minha pegada ecológica.
O que me chamou atenção é que o maior gerador de consumo da minha pegada se deu devido  ao esforço  produzido pela natureza para manter o meu estilo de vida determinando maior gasto na alimentação isto significa que está gerando um grande desperdício, agora tenho a noção de que este é um fator relevante para poupar a natureza na produção desses. Tenho que aderir o habito de diminuir o consumo de alguns alimentos de origem animal como a carne, leite dentre outros, assim ira diminuir o meu impacto no meio ambiente. Fazer atividades diárias indo a pé e também o gasto de energia precisa ser melhorado no meu estilo de vida, por exemplo: desligar tomadas quando não estiver utilizando eletrodoméstico e eletrônico, diminuir o tempo de banho para que a minha pegada contribua de fato para a sustentabilidade.
 Analisando a minha pegada ecológica com resultado de 1,5 planetas por ano percebi que tenho que melhorar na alimentação, comendo menos carne. Achei muito interessante as questões do questionário, pois, precisamos aprender a consumir menos, gastando somente o necessário, não exagerando. Precisamos melhorar na coleta do lixo  inserindo a coleta seletiva, eu separo o lixo reciclável em casa e no serviço mas o lixo é recolhido tudo junto, também separo o lixo orgânico e deixo curtir para usar como esterco na plantação de mandioca, quiabo e outros alimentos. As pessoas precisam aprender a mudar seus hábitos para diminuirmos o nosso impacto no planeta.
 Analisando a minha pegada ecológica com resultado de 1,5 planetas por ano percebi que tenho que melhorar no item da alimentação, consumindo menos produtos de origem animal, no item transporte também preciso melhorar mas, é um pouco difícil pois preciso me locomover de moto para realizar  o meu trabalho, mas vou tentar andar um pouco mais a pé. Foi muito interessante aprender sobre o que é a pegada ecológica, conhecer a minha pegada ecológica para aprender a consumir menos e melhorar o meu modo de viver no mundo.
 O conceito de pegada ecológica estudado neste capítulo mostra a necessidade de repensarmos em nossas ações como consumidores natos de uma sociedade capitalista. Considerei esta atividade como um alerta para refletirmos melhor sobre o que realmente precisamos e o que consumimos como forma de conforto. Precisamos entender que somos visitas no Planeta Terra e que o meio ambiente é o nosso anfitrião, e ele pede socorro, pois estamos cada vez mias exigentes e incapazes de colaborar. Minha pegada foi de 0,9,  um ponto favorável para repensar em minhas ações e buscar cada vez mais uma melhor qualidade de vida. 
Calculando a minha pegada ecológica concordo com minhas colegas cursista. Estou consumindo muito além do que preciso. O resultado de minha pegada ecológica foi 2.7 hectares globais. A maior área de minha pegada foi alimentos. Senti que preciso mudar e consumir menos carne e mais peixe e ovos. Sendo assim, analisando minha pegada ecológica no total percebo que tenho que mudar meu estilo de vida para que minha pegada ecológica possa ser igual ou menor a média do Brasil que é 2.1.
 Ao analisar o cálculo da minha pegada pude perceber que tenho muito o que melhorar para que ela se torne mais suave e não prejudique tanto o meio ambiente. Buscando maior comodidade acabamos por consumir produtos sem necessidade, vejo que tenho que modificar hábitos do meu cotidiano, principalmente no quesito alimentação , que foi o que fez com que minha pegada deixasse marcas profundas.  Preciso hoje de 1,2 planetas, logo tenho por obrigação fazer algo que faça a diferença,  pois, como disse a colega estamos aqui de passagem e precisamos deixar para outro um planeta sustentável.

Calcule você também a sua pegada ecológica no site (http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/), escolha o Brasil pra fazer o teste em português.
Mais informações sobre o assunto você também pode encontrar no site http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/

 / ©: WWF-Brasil

Formatação feita por Tamiris Regina S. Mesquita, professora com especialização em Alfabetização.

2 comentários:

  1. Precisamos mudar nossas atitudes,já que nossas pegadas estão impactando negativamente nosso planeta.Se cada pessoa fazer sua parte no seu dia a dia podemos mudar o mundo em que vivemos. Não precisamos gastar mais que o ideal,temos que comprar somente oque precisamos , não podemos trocar de objetos como trocamos de roupa? Vamos fazer a diferença! Assim Teremos um mundo muito melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Colegas, inicialmente quero novamente parabenizá-los pelo Blog, atualizado e informativo. Quanto as pegadas acredito que estivemos sem grandes discrepâncias, mas realmente precisamos mudar imediatamente.

    ResponderExcluir